Looking For Anything Specific?

Header Ads

O menino da calça preta

Texto Reflexivo Educação


Era meados da década de 90 e o regimento escolar estipulava que todos vestissem calça azul, camisa branca com escudo da escola e sapato...
Um menino destoava da multidão... Entrava de calça preta... E eu ficava ensimesmada..
O menino da calça preta

Numa tarde perguntei pra alguém do lado o pq de o menino poder vir decalça preta e nós não... E o alguém me disse que ele não tinha dinheiro pra comprar uma calça azul, então a direção deixava ele usar aquela...
Acho que aquele precedente aberto incomodou tanto a mim quanto ao menino que semanas mais tarde chegou à escola com a calça preta pintada de azul... Era um azul meio empretecido já que n dava mesmo pra fazer da calça preta uma calça azul como as demais.. Talvez ele tenha ficado satisfeito de se incluir, mas aquela cena do menino na calça preta entrando diariamente pelo portão não me sai da memória... A preta quase azul, claro...
Eu tinha conseguido uma calça azul trabalhando um mês vendendo roupas, mas ele não teve condições de se incluir de imediato... Na época adolescente com meus 14 anos eu pensava em pq um professor qualquer n comprava uma calça pra ele ou n dava uma das usadas dos filhos... Eu tb lamentei minha miséria em não poder incluir aquele pobre coitado que estava vestido como todo mundo... apenas a cor diferia.. Era a cor do jeans, mas tb n deixava de ser a cor da pele que naquela época já o tornava excluído de nascença , marginalizado de herança...
Hoje eu imagino pq n mudar um regimento interno tão logo o aluno evidenciou que não tinha como comprar uma bendita calça azul... Resposta: Nenhuma alma se sensibilizou.
Eu ainda vejo o menino da calça preta adentrando os portões da escola... Diferente de fato, não apenas por ter nascido assim, mas por a escola auxiliar para que ainda mais diferente ele fosse considerado.Gi Carvalho Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários