Looking For Anything Specific?

Header Ads

A Ditadura da Magreza

A Ditadura da Magreza... 

Ela está em toda a parte ainda que se tente negar, ainda que se tente afirmar que Gordofobia é coisa de gordo chato... Sim... já ouvi está expressão inúmeras vezes.
A Ditadura da Magreza

Gordo chato é que reclama de preconceito em lugar de tentar emagrecer e entrar nos padrões.
Não, eu não sou gorda, nunca fui gorda e possivelmente nunca serei... Meu biotipo é de gente magra mesmo comendo que nem condenada, mas sinto a dor de cada ser humano oprimido por uma ditadura que tenta padronizar a raça humana.
Me entristece ver o olhar lacrimejado de um ser humano que passou a vida tentando ser o que não é...
Um ser humano que não foi aceito pela sociedade, que foi obrigado a viver à margem e servir apenas para as piadinhas de mau gosto desde a primeira infância.
-Gordo não é bonito... Mas gordo é engraçado!
-Olhá lá o gordo fazendo gordice!
Gordo não pode dançar, não pode ser sensual, não pode usar biquini, não pode entrar no mar sem um olhar de reprovação total.
-Como tem coragem?
- Se fosse eu não saia de casa!
- É, com um pouco de maquiagem até que não fica mal, mas precisa emagrecer!
- Que rosto lindo... Pena que é gorda!
São frases "bobinhas" de nosso dia a dia que parecem normais tão facilmente saem de nossas bocas como verdades oportunas.
Não ... Não é normal ... Nunca foi normal e jamais será normal.
Olha, eu não acredito em padrões pré fabricados... Nunca acreditei e passei a vida inteira pedindo para minhas amigas que se amassem mais e se importassem menos...
Cá também teria (mesmo sendo magra) que me encaixar num outro padrão... Aquele que diz que mulher brasileira precisa de curvas avantajadas, mas claro sem ser gorda, afinal ser gorda é um crime.
Fico cá sentadinha a refletir com as muitas postagens de amigas que tentam feito loucas gritar para o mundo que são felizes gordinhas, mas que choram em suas camas à noite pela crueldade de uma cultura imposta desde a mais tenra idade. Uma cultura na qual gordo serve pra fazer graça, pra servir de chacota, pra fazer gordice e nada mais
Gordo não tem representatividade quase que nenhuma na mídia deste país... Assim como negro, o índio...
Observem os filmes, os seriados, as novelas e os comerciais de TV.. Onde você viu um gordo ser estrela?
O gordo da novela é quase sempre o engraçadinho que anda aos trancos e faz palhaçada.
Com exceção do Jô Soares que faz comédia, mas tem seu espaço garantido... Mas... Observem o mas... Quando Jô fala algo mais polêmico e aparece na mídia os comentários não são em cima da fala de Jô, mas no fato de ele ser GORDO... Velho e GORDO.
Você lê comentários terríveis que demonstram o quanto o brasileiro tem preconceito com pessoas que estão fora do padrão apresentado e imposto pela mídia.
Acredito que nos dias atuais não deva existir espaço para ditadura de nenhum tipo e tenho plena convicção que ninguém precisa ter vergonha do próprio corpo a ponto de impor a si mesmo um verdadeiro martírio para se encaixar seja lá em qual padrão for.
Nem acredito que seja preciso gritar o tempo inteiro que não se dobra aos padrões (apesar de que as vezes a gente sente desejo de lavar a alma), mas precisamos olhar no espelho e amar a realidade do que somos... Precisamos aprender a jogar fora a opinião de quem ainda não aprendeu a pensar o ser humano fora de um padrão corporal.

Postar um comentário

0 Comentários