Looking For Anything Specific?

Header Ads

Como é viver em um mundo construído a partir de conceitos e notas?

Como é viver em um mundo construído a partir de conceitos e notas?


Como se pode medir ao fim do ano os resultados do que você perseguiu?
Quem define a qualidade de seu ensino?
Parecem perguntas com respostas simples, contudo não se pode mensurar a qualidade do que foi ensinado durante todo o ano letivo ao final dele.
Muitas vezes imaginamos que o trabalho desempenhando não foi dos melhores e o futuro dá conta de que foi excelente... Outras vezes achamos inacreditável de bom, mas lá adiante se percebe que desenvolvemos um trabalho meia boca.
O fato é que sempre que vamos analisar os resultados ao fim de ano analisamos de maneira inadequada.
Se não foi dolorido , complicado e traumático foi péssimo ... Se foi simples e prático foi excelente.
Contudo aprender por diversas vezes é algo complexo, dolorido e sim , não raro envolve traumas... E traumas mascarados são os piores...
Pensando na questão dos ciclos e em como não se pode mensurar ao fim do ano apenas por conceito ( ainda que o façamos corriqueiramente) o que a criança aprendeu ou não imagino pq julgamos tão importante a utilização dos termos APROVADO e REPROVADO.
Reter o aluno em série para muitos colegas significa garantir o aprendizado de conteúdos básicos no próximo ano, mas não é assim que na realidade acontece.
A criança é retida... Mensuramos ( ainda que não seja possível) um conceito ao fim do ano do que foi ou não aprendido e apreendido.
Não raro ouço o popular e tão utilizado NÃO APRENDEU NADA ... E pode ser que a criança a nível de conhecimento de letra e número não demonstre aprendizado efetivo, contudo impossível que não tenha aprendido nada em 200 dias letivos.
Em educação é assim... Estamos acostumados a medir o que não pode ser medido, atribuir nota, e valor para seres humanos... Rotular ...SABE TUDO... SABE NADA... BOM... RUIM .... E não fazemos isso apenas com alunos... Fazemos com pais, colegas, funcionários, comunidade, etc,...
Não conseguiu se encaixar vai receber sua nota ao fim de ano... Seu conceito...
Com todo este jornal eu deixo apenas uma reflexão.
Quanto você tem medido seu trabalho de forma apenas objetiva? Quanto você tem medido a capacidade de seu colega por conta de uma fala em uma reunião ou de uma única prática em sala de aula? Quanto você tem medido o seu aluno como BOM ou PÉSSIMO apenas por conta de comportamento inadequado? Como você tem observado o mundo?
Como é viver em um mundo construído a partir de conceitos e notas?

Por Gi Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários